Cobrex: como funciona
O cobre adesivado é uma fina lâmina de cobre autoadesiva, que pode ser aplicada em vários tipos de superfícies devido à sua alta maleabilidade. O cobre libera íons que rompem as membranas de vírus(2), bactérias(1) e fungos e destroem seu DNA ou RNA, deixando-os inativos. Isto é comprovado cientificamente.
Adicionalmente, as bactérias produzem pequenas quantidades de peróxido de hidrogênio como parte do seu metabolismo, que reage com o cobre e formam radicais livres muito reativos, potencializando esses efeitos do cobre.
Aplicado em locais de contato frequente, o Cobrex forma uma barreira suplementar à contaminação cruzada desses patógenos.
É seguro: sem riscos à saúde e ao meio-ambiente e é altamente reciclável.
É simples de aplicar?
Sim, veja o tutorial abaixo.
Adesivo de Cobre Antimicrobiano – mata 99,9% das bactérias(¹) em até 2 horas e vírus(²) em até 4 horas:
O cobre foi atestado em 2008 como único produto antimicrobiano existente para superfícies de contato pela rigorosa EPA – United States Environmental Protection Agency. (1)
A eficácia do cobre contra bactérias é cientificamente comprovada e estudos recentes financiados pelo governo dos EUA concluem que os vírus, incluindo o SARS-CoV-2, tem o tempo de vida significativamente reduzido no cobre quando comparado a outros materiais(2).
O cobre age sobre vírus, bactérias e fungos por diferentes mecanismos: ele libera íons que destroem seu DNA e RNA, deixando-os inativos. Adicionalmente as bactérias produzem pequenas quantidades de peróxido de hidrogênio como parte do seu metabolismo, que reage com o cobre e formam radicais livres muito reativos, potencializando esses efeitos do cobre.
Cobrex é um produto inovador que viabiliza os benefícios do uso cobre nas mais diferentes superfícies. É uma fina lâmina de cobre autoadesiva, moldável, de rápida e fácil instalação. Aplicado em locais de contato frequente forma uma barreira suplementar à contaminação cruzada desses patógenos.
Principais Características
Cobrex é feito com cobre UNS C11000(4), que contém 99,96% de cobre puro. É seguro: sem riscos à saúde e ao meio-ambiente, e é altamente reciclável.
O cobre é intrinsicamente antimicrobiano(4), que significa que esta propriedade é permanente, não depende de adição de produtos químicos suplementares e não perde suas propriedades com o uso, desgaste, oxidação natural do metal ou repetidas contaminações. O Cobrex permanece efetivo enquanto estiver instalado.
A superfície do Cobrex é lisa, sem porosidade e com baixa rugosidade superficial, evitando a retenção de depósitos de resíduos.
O cobre mata microrganismos continuamente(1). O nível de microrganismos ativos em sua superfície em qualquer momento específico dependerá da constância da contaminação e da frequência de limpeza e higienização.
É durável, esteticamente bonito, resistente ao uso e à corrosão. Pode ser utilizado em uma grande variedade de aplicações, em ambientes internos e externos. Resiste à maioria dos produtos de limpeza convencionais.
Orientações técnicas e de uso:
A alta eficiência bactericida do cobre foi atestada pela rigorosa EPA – United States Environmental Protection Agency(1) após ser analisada e avaliada sob severos protocolos de teste.
A eficácia foi atestada por matar 99,9% das seguintes bactérias dentro de 2 horas: MRSA, VRE, Staphylococcus aureus, Enterobacter aerogenes, Pseudomonas aeruginosa e E. Coli 0157:H7
As superfícies de cobre devem ser limpas regularmente. A formação de uma camada de sujeira ou oleosidade pode restringir o contato dos microrganismos com a superfície do cobre, reduzindo sua eficiência.
A oxidação natural do cobre causará a formação de manchas na superfície. Os ensaios mostram que a oxidação e a descoloração não alteram o desempenho antimicrobiano do cobre.
Foi demonstrado que o cobre reduz a contaminação microbiana mas não impede necessariamente a contaminação cruzada, que pode acontecer por toques sucessivos em uma superfície recentemente contaminada. Contudo é uma barreira de proteção adicional.
Deve ser considerado como produto suplementar e não um substituto das medidas de controle e prevenção de infecções e das práticas de higiene e limpeza. Os usuários devem continuar a seguir todas as práticas padrão de controle de infecção.
Não se deve usar cera, verniz, pintura ou qualquer outro tipo de revestimento sobre a superfície do cobre.
Referências: https://www.copperalloystewardship.com/