COVID-19: uma desafiadora realidade

Você sabia que o cobre possui reconhecida ação antimicrobiana(1) e que o Coronavírus(3) vive somente por no máximo 4 horas em contato com este metal?

Além de higienizar as mãos, uma das medidas recomendadas para prevenção do contágio do novo Coronavírus(3) é evitar o contato com superfícies compartilhadas (como maçanetas, corrimãos e mesas de trabalho). Tornaram-se comuns cenas de pessoas que tentam abrir portas sem o uso das mãos, limpando o teclado de caixas eletrônicos ou botões de elevador antes de usá-los . A preocupação com a higiene aumentou no transporte público, comércio, indústria, clínicas e hospitais.

O cobre age sobre os vírus(2), bactérias(1) e fungos por diferentes mecanismos: ele libera íons que rompem suas membranas e destroem seu DNA e RNA, deixando-os inativos. Adicionalmente as bactérias produzem pequenas quantidades de peróxido de hidrogênio como parte do seu metabolismo, que reage com o cobre e formam radicais livres muito reativos, potencializando esses efeitos do cobre.

Cobrex é uma criação da Cecil e da Elfer para ajudar a reduzir o tempo de vida do vírus em superfícies.

Ambientes públicos

Em ambientes públicos, comércio e transportes, sabemos que a higienização nem sempre ocorre a cada 3 horas como recomenda a OMS. A aplicação do cobre adesivado sobre superfícies é uma estratégia importante para reduzir o nível de contaminação, pois ele reduz o tempo de vida do vírus(2) para até 4 horas. Já bactérias(1) e fungos são eliminados em minutos.

Hospitais

Hospitais no mundo usam o cobre na redução de microrganismos que causam infecções. Um estudo aprovado pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA) mostra que o uso de cobre é capaz de reduzir infecções hospitalares em até 58%.


Embasamento científico

Reconhecimento na United States Environmental Protection Agency

A EPA (United States Environmental Protection Agency) reconhece e destaca os artigos científicos de renomadas instituições que comprovam a eficácia do cobre contra o Coronavírus, contudo ainda considera as evidências limitadas e declara que testes adicionais são necessários para dar suporte aos seus rigorosos protocolos de registro(3).

Um recente estudo financiado pelo governo dos Estados Unidos, conduzido pelo “Nacional Institutes of Health” e pelo “Centers for Disease Control and Prevention” reportaram que vírus viáveis do SARS-CoV-2 podem ser detectados depois de 2 ou 3 dias em plásticos e no aço Inoxidável, ao passo que no Cobre são mortos em no máximo até 4 horas.

Ler artigo

Destaques da American Society for Microbiology

Um artigo de pesquisa publicado pela ASM – American Society for Microbiology destaca:

  • Vírus respiratórios são responsáveis por mais mortes globalmente que qualquer outro agente infeccioso.
  • Contaminações por superfície tem se mostrado mais significativa do que se pensava anteriormente.
  • Demonstra que o vírus da família corona pode sobreviver por até 5 dias em superfícies comuns como Teflon, PVC, Pisos Cerâmicos, Vidros, Silicone, Borracha e Aço Inoxidável.
  • Neste estudo o Coronavírus humano 229E foi rapidamente inativado em uma variedade de ligas de cobre (em poucos minutos para contaminação simulada na ponta dos dedos).

Ler artigo

Nunca houve um momento mais importante do que agora, com a explosão da pandemia da COVID-19, para as empresas mostrarem quais são as medidas que estão tomando para serem socialmente responsáveis.

Neste momento de pandemia unimos esforços para contribuir no enfrentamento do COVID-19. O cobre adesivado permite a todos se beneficiarem das características naturais do cobre de forma rápida e fácil.

Proteja, higienize-se
e torne seu ambiente
mais seguro.

O poder do cobre na mídia

Cobrex é um produto desenvolvido pelas empresas CECIL (fornecedora do cobre) e ELFER (especialista em serviços em metais).
São mais de 75 anos de experiência acumulada.

Cecil Elfer